10 melhores universidades públicas para cursar Medicina

O curso de Medicina é bastante tradicional e apesar de outras profissões estarem em alta, muitos estudantes ainda sonham com uma carreira na área.

Mas com tantas instituições particulares oferecendo o curso, como saber qual a ideal para você? Para ajudar a escolher uma universidade e entender os processos seletivos, preparamos uma lista exclusiva.

É importante enfatizar que as instituições particulares do ensino superior possuem um método bem específico de ingresso. O mais tradicional deles é através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O programa que dá acesso as vagas da universidade particular através do Enem é o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), mas vale lembrar que nem todo mundo pode participar.

O principal objetivo do Prouni é dar acesso facilitado a universidade para os estudantes de baixa renda, e este é um dos primeiros requisitos do programa. As categorias de bolsa se dividem entre parcial e integral, devendo possuir a renda referida.

Além disso, para concorrer as vagas do Prouni, o estudante deve ter cursado o ensino médio na rede pública de ensino ou na rede particular na condição de bolsista.

Não participei do Enem, e agora?

Como dito acima, o Enem é o método mais tradicional na ingresso na universidade, mas não é o único. O estudante ainda pode conseguir ingressar no curso de medicina participando da prova das inscrições vestibular FUVEST 2020.

A sigla FUVEST corresponde a Fundação Universitária para o Vestibular e é uma avaliação totalmente dedicada a distribuição de vagas da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).

A prova acontece durante dois dias e os candidatos deverão responder questões relacionadas as matérias estudadas no ensino médio e produzir uma redação.

E se eu não realizar esses vestibulares?

Bem, se você não quer ou não conseguiu participar de provas classificadas como concurso, sendo o caso do ENEM e da FUVEST, você pode participar do vestibular tradicional da sua instituição.

Um bom exemplo é o vestibular UNICAMP 2020que realiza uma prova tradicional da instituição para classificar os alunos. Nesse caso, você só estará concorrendo a uma vaga na própria instituição.

Agora que você já compreendeu os métodos de ingresso, veja onde você pode estudar e pesquise sobre as opções de vestibular oferecidas:

  1. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  2. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP)
  3. Escola Bahiana de Medicina E Saúde Pública (EBMSP)
  4. Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
  5. Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  6. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  7. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)
  8. Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)
  9. Universidade Católica de Brasília (UCB)
  10.  Universidade Potiguar (UNP)