Sem grana para pagar a faculdade? Saiba como ganhar uma bolsa parcial ou integral na graduação

A graduação faz parte do sonho de muitos brasileiros que almejam alcançar um diploma. A educação no país, principal para nível superior, ainda tem um custo muito alto para o orçamento de muitas famílias. Entretanto, é importante ressaltar que existem algumas formas de você conseguir estudar pagando menos ou até não pagando nada.

Ainda não conhece essa opção? Então se você está sem grana e precisa começar a sua faculdade o quanto antes, confira as informações a seguir e saiba como você pode ganhar uma bolsa parcial ou integral para cursar sua graduação:

Bolsas Parciais

Vamos começar falando um pouco das bolsas parciais, pois elas são mais acessíveis e estão sendo disponibilizados por mais programas do mercado. Para o estudante que quer conseguir uma oportunidade de estudar em instituições de ensino reconhecidas, trazemos duas opções interessantes.

Educa Mais Brasil

A primeira opção para você que almeja começar a sua graduação em breve é o Educa Mais Brasil 2020. A inciativa começou a algum tempo e funciona da seguinte forma: o candidato acessa o site do programa, verifica as oportunidades para a sua região e se inscreve a fim de conseguir um desconto de até 70%.

O programa não exige a participação do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio e o mesmo só precisa cumprir com a primeira mensalidade do curso de forma integral, então, começar a receber os descontos.

Fies

Um outro recurso que pode estar sendo utilizado é o Fies, o maior programa de financiamento estudantil do país e vale lembrar, com os menor juros do mercado.

Diferente do Educa Mais Brasil, o Fies exige participação no Enem, assim como nota mínima de 450 pontos para poder se inscrever no programa. As bolsas podem ser parciais ou integrais.

Bolsas integrais

Vamos tratar agora das possibilidades para quem quer estudar sem pagar nada! Diferente do que muitas pessoas podendo estar pensando, essa opção é recorrente sim, mas possui requisitos mais rígidos.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos é um dos sistemas oficias de distribuição de vagas do Enem e a sua proposta é possível através de uma parceria com instituições do ensino superior.

Para se inscrever no Prouni, é preciso possuir nota mínima de 450 pontos e para garantir a sua vaga, é necessário superar a nota de corte.

Sisu

Ainda sobre os sistemas oficias do Enem, temos o Sistema de Seleção Unificada. Diferente do Prouni, que oferta bolsas parciais e integrais na rede particular, o Sisu diz respeito as vagas da rede pública.

Ambos os sistemas são bem parecidos, mas vale enfatizar que o Sisu acontece primeiro, abrindo suas inscrições um pouco depois da divulgação do resultado para o Enem.

Fonte: educamais.com.br