Como funciona o refinanciamento veicular?
Verificação Anti-Plágio | 100% único |
Conheça mais sobre essa modalidade de crédito e suas vantagens!
Está em busca de um empréstimo, mas não quer pagar juros muito altos? Pois saiba que utilizando seu automóvel como garantia, você consegue trabalhar com uma modalidade de crédito que oferece mais vantagens do que as demais.
Estamos falando aqui do refinanciamento de veículos, uma modalidade pouco conhecida, mas que ajuda você a conseguir emprestar dinheiro de bancos ou instituições financeiras, pagando uma taxa de juros menor do que o restante praticado no mercado.
Neste artigo, você conhecerá tudo sobre essa modalidade, suas principais vantagens e os passos para conseguir solicitar esse empréstimo!
O que é refinanciamento de veículos?
O refinanciamento de veículos é uma modalidade de crédito que os bancos e instituições financeiras oferecem para conceder empréstimos a uma pessoa.
A principal diferença do refinanciamento de veículos para outras modalidades de crédito é que, no caso do refinanciamento, o veículo da pessoa é utilizado como garantia para a instituição, ela passa a ficar alienada ao contrato do empréstimo.
Dessa forma, é possível que qualquer pessoa com um automóvel consiga usar o bem para emprestar dinheiro e utilizá-lo como quiser ou precisar no momento.
Vantagens de refinanciar o veículo
Com o veículo como garantia, o refinanciamento costuma ser uma opção que oferece mais vantagens para quem necessita de dinheiro emprestado, como você verá a seguir.
Possui juros mais baixos
Geralmente os juros praticados em um refinanciamento de veículo são mais baixos do que outras modalidades de crédito existentes no mercado. Isso acontece porque o refinanciamento utiliza o veículo como garantia, fazendo com que o banco ou a instituição financeira saiba que não vai sair no prejuízo com o empréstimo.
Pode usar o dinheiro como quiser
Muita gente acredita que o refinanciamento de veículo é uma modalidade em que a pessoa só pode usar o dinheiro no veículo. Porém, essa modalidade permite que o dinheiro seja utilizado com qualquer coisa, desde uma reforma em casa até abrir uma empresa.
Você ainda pode utilizar o veículo
Por mais que o automóvel seja colocado como garantia, ele ainda pode ser utilizado normalmente enquanto o empréstimo durar. Dessa forma, você pode manter o seu estilo de vida e continuar se transportando de forma confortável!
Como funciona o refinanciamento de veículos?
Para utilizar essa modalidade de crédito, é necessário passar por algumas etapas, nas quais a instituição financeira vai analisar seu crédito e o seu veículo para assim decidir se vai ou não conceder o empréstimo.
Separamos abaixo os principais passos envolvidos no financiamento de veículo para você saber o que esperar na hora de solicitar o empréstimo.
1º passo: documentação
O primeiro passo para fazer um refinanciamento de veículo é ter todos os documentos em mãos para levar até o banco ou instituição financeira, que podem ser:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Documentação do veículo.
Um ponto importante aqui é que tudo relacionado ao veículo, como IPVA, multas e outras questões envolvendo o automóvel, devem estar em dia.
Caso exista algum atraso no pagamento, isso pode fazer com que a taxa de juros do financiamento seja mais alta ou com que ele seja negado.
2º passo: análise de crédito
Após apresentar seus documentos, a instituição vai analisar o crédito solicitado para verificar se condiz com a sua renda e com os critérios do banco.
Aqui poderão ser analisados o seu histórico de crédito, perfil de consumo, dívidas ativas ou concluídas, entre outros itens.
3º passo: análise do veículo
Além do crédito, o veículo a ser colocado como garantia também passará por uma análise da instituição, verificando alguns requisitos para ser aprovado, como:
- ter no máximo 10 anos de fabricação até a data da solicitação do refinanciamento;
- estar com a documentação regularizada e em dia;
- estar em bom estado de conservação;
- estar no nome de quem solicitou o refinanciamento de veículo.
Existem alguns casos isolados onde a instituição também pode pedir que o veículo seja quitado para assim conceder o crédito.
Porém, existem outros refinanciamentos que trabalham com veículos que ainda estão financiados. Nesses casos, é pedido que parte do dinheiro do financiamento seja utilizado para quitar o veículo.
Estando tudo certo com seus documentos e o veículo em questão, a instituição poderá enviar o contrato do financiamento para ser assinado e assim formalizar o empréstimo. Logo após, o dinheiro já é depositado em sua conta para você utilizar como desejar!