Dicas para inspecionar um carro usado antes da compra
Um guia completo com dicas que vão te ajudar a inspecionar carros usados antes da compra
Comprar o carro próprio é uma grande realização e merece ser comemorada. Isso porque sabemos que ter um carro deixa a vida mais confortável e cômoda, facilitando a locomoção na hora de ir para o trabalho, ir para a faculdade e até mesmo viajar em família. Porém, ter um carro também envolve um alto nível de investimento financeiro, por isso é importante tomar algumas precauções na hora de comprar um veículo, ainda mais quando falamos dos modelos usados.
Dessa forma fica mais fácil de fazer uma negociação que seja segura. Afinal, você não quer correr o risco de se decepcionar e nem de ter gastos extras com uma manutenção que não estava prevista no seu orçamento, não é mesmo? Se você está se preparando para comprar um carro usado e quer ficar realmente satisfeito com a compra, existem algumas dicas que podem te ajudar nesse momento.
Além de analisar se o carro realmente vale o preço que está sendo cobrado, preste atenção aos outros componentes do veículo, como os pneus, por exemplo. Caso seja necessário trocá-los, procure lugares com desconto em pneus, pois essas são peças caras. Você confere abaixo mais algumas dicas que vão te ajudar a fazer a inspeção certa na hora de comprar o seu carro.
Confira a quilometragem
Esse é um dos critérios mais importantes na hora de comprar um carro usado, pois quanto menor a quilometragem rodada, melhor. Um carro com alta quilometragem provavelmente vai precisar de manutenção e você terá que trocar as peças rapidamente. Além disso, carros que já tiveram uso intenso do motor ou de outros componentes acabam sofrendo uma depreciação natural muito maior, o que impacta diretamente no valor de mercado do veículo.
Verifique a documentação
Antes de comprar um carro usado, é imprescindível que você peça ao vendedor todas as informações sobre a documentação do veículo. Isso vai te ajudar a verificar possíveis pendências administrativas, transferências, multas e outros dados importantes. Com essa verificação, você consegue prosseguir com a compra sem muitos problemas.
Compre o carro com uma empresa de confiança
Para não correr o risco de cair em uma armadilha e comprar um carro usado cheio de problemas, é de extrema importância que você negocie a compra com uma empresa transparente e que te ofereça atendimento antes, durante e depois da venda. Procure empresas que são referência no setor e que já tenham avaliações positivas.
Solicite o histórico de revisões
Um carro seminovo passa por diversas revisões ao longo dos anos, seja para a troca de peças com desgaste natural, seja para ajustes de componentes. Por isso, antes de finalizar a compra do seu carro usado, peça para que a empresa responsável pelo veículo apresente o histórico de revisões e manual do veículo. AH, não se esqueça de que é vital que o carro tenha passado por todas as revisões obrigatórias.
Capriche na inspeção visual
Realizar uma inspeção visual e superminuciosa é um passo fundamental na hora de comprar um carro seminovo. Afinal, é através dessa vistoria que você consegue identificar se o carro está com problemas na lataria, nos componentes internos e externos, no freio, no motor, na pintura e em outros sistemas. Além disso, solicite também uma vistoria cautelar, ela é feita por um profissional que vai identificar se o carro passou por algum tipo de leilão.
Conheça a procedência e o histórico do carro
Conhecer a procedência do veículo também é necessário para que a compra do carro seja feita da melhor maneira. Um carro usado já passou por diferentes donos, então é importante saber quantas pessoas já usaram o veículo, além de quando e onde ele foi comprado.