5 itens que é bom ter no carro sempre
Antigamente era comum para um motorista guardar ferramentas e peças sobressalentes no carro para não ficar na mão em caso de problema mecânico. Hoje em dia é só pegar o celular e ligar para o seguro ou para o resgate das rodovias privatizadas.
No entanto, é comum o motorista ser surpreendido por um pneu furado, a bateria descarregada ou não ter bateria ou sinal de celular. Por isso, confira 5 itens que é bom ter no carro sempre para o caso de uma emergência ou imprevisto.
1 – Os documentos do carro e documentos do motorista
Não é fácil carregar toda a documentação dentro do carro. Para organizar melhor a papelada, você pode investir em um envelope plástico personalizado.
Não saia de casa sem os documentos abaixo:
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dentro do prazo de validade;
- CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Importante lembrar que dirigir sem estar com a CNH ou com ela vencida são infrações que resultam em multas e retenção do veículo. O mesmo vale para dirigir sem o CRLV.
Por isso, um envelope plástico personalizado com os documentos em dia é indispensável.
2 – Um kit de ferramentas
Além de levar as ferramentas obrigatórias para trocar um pneu furado, como macaco e chave de roda, é essencial ter chave de fenda, chave Philips e alicates em seu kit de ferramentas.
Além disso, fita isolante e fita adesiva dão conta na hora de um conserto rápido. Você pode encontrar tais produtos em lojas de acessórios automotivos e até pela internet.
3 – Uma lanterna
Uma lanterna é muito útil para iluminar a roda do carro se você precisar trocar um pneu à noite. Uma lanterna também é útil para procurar objetos perdidos no veículo.
Existem muitos modelos de lanterna para vender. Há modelo de lanterna que pode ser ligada na tomada 12 volts do carro. Dessa forma, você não vai se preocupar com pilhas.
No entanto, para se precaver mais, você pode escolher um modelo que funciona com pilhas e levar algumas sobressalentes no carro. Desse modo, mesmo que o defeito seja na bateria do veículo, você terá uma lanterna.
4 – Um cabo de chupeta
Uma falha comum em um carro são faróis esquecidos acesos ou bateria no fim da vida útil que comprometem a partida no motor na hora de ligar o carro. Isso pode ser facilmente resolvido ao transferir energia de um veículo para o outro.
No entanto, para isso é necessário ter um par de cabos para realizar o procedimento comumente conhecido como “chupeta”. Depois de realizá-lo, dá tempo de chegar em um local seguro ou uma oficina mecânica para realizar a troca da bateria.
5 – Um kit de primeiros socorros e álcool em gel
Um kit de primeiros socorros é essencial para carregar dentro de um automóvel. O kit precisa conter:
- Antisséptico;
- Analgésico;
- Antitérmico;
- Bandagem;
- Gaze;
- Soro fisiológico;
- Luvas descartáveis;
- Tesoura.
Isso para ajudar em casos de ferimentos leves, principalmente em lugares longe de farmácias e hospitais. Nessa época de COVID-19, também é essencial álcool em gel para limpar as mãos em caso de necessidade para evitar a contaminação.