Regras de condução: saiba o que você não pode fazer ao volante

Regras de condução: saiba o que você não pode fazer ao volante

Usar o celular? Jogar o lixo pela janela do carro? Entenda o que é proibido fazer ao dirigir

Dirigir pode ser uma atividade prazerosa, mas requer muita atenção por parte do motorista. Estar atento ao trânsito e ao movimento dos demais carros, pedestres e ciclistas é fundamental para dirigir com segurança, a fim de evitar acidentes. Essa tarefa se torna mais fácil quando se tem uma boa noção das regras de trânsito.

Equipar o seu carro com um rastreador de veículos é uma forma de mantê-lo mais seguro. Essa segurança também precisa existir na prática do motorista ao volante. Assim, é preciso estar ciente do que não pode ser feito ao dirigir. Claro, muitos já conhecem a obrigatoriedade do cinto de segurança e sabem que é proibido dirigir após consumir bebida alcoólica. No entanto, existem outras regras importantes para garantir uma boa condução. Conheça mais sobre as principais delas no texto a seguir. 

Celular: pode ou não pode?

Parte do dia a dia das pessoas, o celular se tornou uma ferramenta indispensável de trabalho. Mas será que esse também é o caso para os motoristas? Nos últimos anos, a profissão de motorista para aplicativos de viagem tornou-se bastante comum, e o celular serve tanto para atender às solicitações dos clientes como para guiar o motorista pela cidade com o GPS.

No entanto, não se deve normalizar o uso desse aparelho no trânsito. Mesmo que seja apenas por alguns segundos, desviar os olhos da pista para olhar a tela do aparelho pode ser fatal, causando acidentes — o uso do celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego. Se o motorista for flagrado manuseando o celular, ele recebe uma infração gravíssima, resultando em pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa.

Trafegar acima do limite de velocidade

Uma regra clássica, mas que nunca é demais reforçar: o motorista não pode dirigir acima da velocidade máxima permitida na via. Esse limite existe justamente para prevenir acidentes, uma vez que velocidades mais baixas evitam acidentes mais graves.

Além disso, ao dirigir em velocidades mais altas, o tempo de reação é menor para desviar de algum obstáculo ou adotar uma postura defensiva. Dessa forma, sempre fique de olho na velocidade permitida, respeitando-a na cidade ou na estrada.

Dirigir com animais soltos ou no colo

Seja para passear ou levá-lo ao veterinário, pode ser muito tentador deixar o animal solto no carro. Afinal, quem nunca viu uma imagem de um cachorro com a cabeça para fora da janela, feliz da vida? Essa é uma cena comum, mas que deve ser evitada — tanto que, na verdade, é proibido transportar animais soltos dentro do veículo.

Afinal, o cachorro solto pode distrair o motorista, facilitando a ocorrência de acidentes e impedindo a condução correta do carro pelos condutores. O ideal é sempre transportá-los da maneira correta, ou seja, utilizando caixas de transporte ou cintos de segurança específicos para pets.

Jogar lixo pela janela do carro

Convenhamos: é muito feio jogar lixo pela janela do carro. Esse é um sinal de falta de educação, por meio do qual o motorista demonstra desrespeito pelos demais e pelo meio ambiente. Além de ser um mau exemplo, esse hábito é, na verdade, proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

O Artigo 172 é bem claro ao apontar que arremessar objetos ou substâncias do veículo ou abandoná-los na via é uma infração considerada média. O resultado? Multa e quatro pontos à CNH. O adequado é deixar uma sacolinha no carro para depositar o lixo e fazer o descarte correto quando chegar em casa.

Dirigir usando chinelo

Dirigir de chinelo pode parecer algo inofensivo. Talvez você só queira ir à padaria ou ao supermercado perto de casa e não quer perder tempo calçando um tênis ou sapato. Entretanto, essa proibição do CBT não é à toa: o chinelo pode deslizar, sair do pé ou ficar preso no pedal do carro, o que faz com que o motorista perca o controle do veículo.

Assim, se o motorista for flagrado dirigindo nessas condições, comete uma infração média que gera uma adição de quatro pontos à CNH e multa. Portanto, o correto é sempre utilizar calçados presos ao calcanhar quando for dirigir, por menor que seja a distância.

Ultrapassar fora do lugar apropriado

Finalizando, vale lembrar outro ensinamento básico do trânsito: sempre respeitar as regras de ultrapassagem. Vários dos acidentes mais graves que acontecem são consequência da combinação entre excesso de velocidade e ultrapassagens mal feitas — e muitas delas acontecem em locais proibidos. Por isso, mantenha-se atento nas ultrapassagens.

admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *