Ar-Condicionado Automotivo: Dicas de Manutenção
Assim como qualquer outro componente do veículo, o ar-condicionado automotivo requer uma manutenção regular, o que garante o bom funcionamento e maior vida útil.
É um item que proporciona maior conforto, principalmente em dias quentes ou quando houver a necessidade de fechar as janelas por conta da chuva.
Para te ajudar, selecionamos aqui dicas de manutenção, além de sinais para prestar atenção que podem indicar que o sistema não está funcionando corretamente.
Qual a importância de fazer a higienização do ar-condicionado automotivo?
Infelizmente, muitos proprietários de veículos não dão a devida importância à higienização do ar-condicionado automotivo, o que pode provocar diversas doenças respiratórias.
É possível fazer a higienização completa, que consiste em retirar todas as peças, aplicação de produto bactericida e em seguida, a remontagem.
Por outro lado, a higienização simples não requer a desmontagem dos componentes, e é feita com o auxílio de um equipamento que aplica ozônio, um gás oxidante, e um produto germicida, a fim de promover a purificação do ar.
No entanto, seja na higienização completa ou simples, deve ficar a cargo de profissionais treinados.
Ar-condicionado automativo: dicas de manutenção
Em primeiro lugar, é útil ler sempre o manual do proprietário antes de usar o ar-condicionado veicular, até para saber os cuidados básicos, como por exemplo, fazer a higienização correta.
Portanto, para garantir seu bom funcionamento, confira, a seguir, dicas que você deve seguir sobre a manutenção ar-condicionado de veículos:
Ligar o ar, pelo menos, uma vez por semana
Em períodos de clima mais frio, a tendência não é usar muito o ar-condicionado automotivo, porém, é necessário manter todos os componentes funcionando adequadamente.
Por isso, ligue o ar do seu automóvel, pelo menos, uma vez por semana, por cerca de 10 minutos.
Isso faz com que o ar circule em todo o sistema, permitindo lubrificar seus componentes, o que prolonga sua vida útil.
Economizando combustível
Para economizar combustível, recomenda-se não selecionar uma temperatura muito baixa, o ideal é deixar em torno dos 22º.
Além disso, desligue o aparelho alguns minutos antes de chegar ao seu destino final.
Assim, a temperatura ficará agradável, mas ao mesmo tempo exige menos do motor do veículo.
Troca do filtro
O ideal é trocar o filtro do ar automotivo pelo menos uma vez por ano ou a cada 20 mil quilômetros.
Agora, se você rodar muito, principalmente em estradas de terra, vale a pena verificar o estado do filtro, pois talvez seja necessário trocá-lo antes.
Carro estacionado sob sol forte
Se o carro ficar estacionado sob sol forte, a primeira coisa que você deve fazer é baixar os vidros e sair com o carro, e só após alguns mintos que você liga o ar.
Além de forçar menos o equipamento, acelera o resfriamento e permite a saída do ar quente.
Saber usar a recirculação
A recirculação tem o papel de evitar a troca de ar entre o ambiente externo e interno do automóvel, e ajuda a economizar, aumentando sua vida útil.
Por isso, deve ser acionada em determinadas situações: circulação em estradas muito empoeiradas ou quando há um escapamento de fumaça por um caminhão.
Porém, não pode ficar acionada por um período prolongado, caso contrário, não há a renovação de ar, o que é bastante prejudicial para os ocupantes do veículo.
Revisão periódica de componentes
Existem componentes que garantem o bom funcionamento do ar-condicionado do carro, entre eles o compressor, que é uma peça fundamental.
É importante trocar seu óleo lubrificante para manter seu bom funcionamento.
Além do compressor, é importante fazer a revisão em outros componentes, como válvulas, mangueira…
Repor o gás a cada três anos
Graças ao gás que circula pelo sistema é que o veículo fica com o ar gelado.
Com o uso constante, esse gás vai escapando, sendo necessária sua reposição, que geralmente é a cada três anos.
Além de todas essas dicas, algumas pessoas usam um produto bactericida com o ar-condicionado ligado para fazer com que qualquer micro-organismo deixe de circular no sistema
Preste bastante atenção a cada uma dessas dicas, pois aumentam a vida útil do ar e o funcionamento adequado.
Quais sinais que o ar-condicionado automotivo está com problema?
Existem alguns sinais que indicam que o ar-condicionado automotivo está com problema. São eles:
- Odor estranho: pode ser que o sistema esteja com micro-organismos, o que pode piorar doenças respiratórias;
- Baixo desempenho: se você perceber que é preciso aumentar a temperatura, talvez seja necessário realizar uma higienização ou mesmo substituição do sistema de mangueiras;
- Ruídos anormais: pode ser decorrente de problema no compressor.
Se você notar alguns desses sinais, leve seu automóvel até à oficina de sua confiança ou concessionária, e quanto antes, melhor.
Caso contrário, o problema com o seu ar-condicionado automotivo que seria simples de resolver pode se agravar, e o custo será muito maior.