Rodízio de pneus: quando e como fazer

Rodízio de pneus: quando e como fazer

Como fazer o rodízio de pneus corretamente: a rotação do pneu envolve mover os pneus de uma posição para outra no veículo. Uma rotação típica do pneu moveria os pneus dianteiros para trás e os pneus traseiros do veículo para a frente.

Quando se procura saber rodízio de pneus como fazer, neste procedimento, um jogo de pneus também muda de lado. Por exemplo, os pneus traseiros esquerdo e direito mudariam de lado, quando movidos para a frente do veículo, enquanto os pneus dianteiros permaneceriam em seus respectivos lados, quando movidos para trás.

Existem, no entanto, vários padrões de rodízio de pneus. Você deve seguir o padrão descrito no manual do proprietário. Quando fazer rodízio de pneus? O rodízio de pneus é solicitado a cada 5.000 a 7.500 quilômetros percorridos, embora haja exceções. Novamente, o manual do proprietário explicará o que deve ser feito para o seu veículo, como o rodízio de pneus de quanto em quanto tempo é ideal. 

Por que devemos fazer o rodízio de pneus

rodízio de pneus é realizado para garantir, que os pneus se desgastem uniformemente. Isso pode estender a vida útil do pneu e economizar dinheiro. Até mesmo o desgaste dos pneus é importante para um manuseio equilibrado. 

Alguns carros sem suspensão ou problemas de alinhamento, também podem causar padrões de desgaste incomuns em pneus, que não são girados, encurtando sua vida útil. A escavação do piso, que pode causar altos níveis de ruído e vibração, é um padrão de desgaste incomum, que pode ser eliminado com o rodízio de pneus.

Há uma razão final para girar os pneus regularmente: o fabricante do pneu pode exigir, para manter a garantia em vigor.

A rotação dos pneus pode ser feita em casa. Os requisitos incluem uma área de trabalho rígida, plana e nivelada, um macaco, macacos de macaco, calços de roda, para evitar que o carro role, uma chave de torque para garantir, que as porcas ou parafusos sejam apertados corretamente e um conjunto padrão de ferramentas manuais . Você também precisará de um pouco de força muscular e lembre-se de nunca entrar embaixo de um veículo sustentado apenas por um macaco.

Quer você faça isso sozinho ou pague para fazer o giro dos pneus, o seguinte deve ser feito:

      •   Examine minuciosamente cada pneu, quanto a possíveis danos ao piso ou à parede lateral. Lembre-se de verificar as paredes laterais internas e externas;

      •   Verifique o código da data. Como os pneus se deterioram com o tempo, acabando por se tornar inseguros, muitos especialistas em segurança e fabricantes de automóveis recomendam não usar pneus com mais de seis anos de idade, mesmo para serviço de reserva como sobressalente. Outros colocam esse limite de tempo em 10 anos. Para determinar a idade de um pneu, verifique os quatro últimos dígitos do código DOT;

      •   Use uma chave de torque ao apertar as porcas de roda. Isso garantirá, que as rodas sejam montadas corretamente no veículo. Se o aperto for insuficiente, as porcas podem se soltar, resultando possivelmente na separação das rodas durante a condução. Apertar demais pode causar deformação do rotor do freio, resultando em vibração durante a parada e distâncias de parada mais longas. Também pode significar que, no caso de um achatamento, você não conseguirá remover as porcas de roda ao usar a chave de boca curta, que vem com muitos veículos, uma vez que oferece pouca alavancagem;

      •   Verifique a pressão do ar, ou em carros que requeiram diferentes pressões nos pneus dianteiros e traseiros, ajuste a pressão do ar, ao realizar a rotação dos pneus. Use um medidor de qualidade, quando os pneus estiverem frios para obter uma leitura precisa.

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