Como economizar e fazer a manutenção preventiva do carro em casa?

Como economizar e fazer a manutenção preventiva do carro em casa?

A manutenção preventiva do seu carro é essencial para garantir o bom funcionamento do veículo e também prevenir imprevistos e acidentes. Um carro já dá muita despesa, como combustível, impostos, seguro, estacionamento, entre outros, e é muito fácil deixar a manutenção preventiva de lado por causa de mais um custo.

No entanto, saiba que há algumas vistorias que você pode realizar em casa. E não se preocupe, você não terá que verificar toda arruela de inox que tiver no carro. São cuidados fáceis e simples para você manter sua segurança em dia.

Dessa forma, você economiza um pouco com profissionais da área e também aprende sobre seu veículo, o que é muito importante também. Mesmo que você realize a manutenção preventiva de forma periódica, pelo menos uma vez ao ano ou antes de viagens longas é necessário levar seu carro para um profissional realizar a manutenção preventiva. 

Alguns detalhes podem passar batido por você, e há alguns tipos de manutenção que apenas um especialista pode identificar e consertar. Você pode realizar alguns tipos de vistorias nesse meio tempo. Saiba como economizar e fazer a manutenção preventiva do carro em sua casa.

2. Calibragem e estado dos pneus

Os pneus do seu carro podem ficar desgastados e isso aumenta a probabilidade de você se envolver em acidentes graves, principalmente na chuva. Além disso, a má calibração pode aumentar o uso de combustível, afetando seu bolso.

Fique atento às marcações nos pneus, que demonstram o momento ideal para trocá-los. Quinzenalmente você precisa calibrar os pneus também. Leia o manual do seu veículo qual é a calibragem ideal para seu carro conforme seu uso e a carga.

Não esqueça de deixar um estepe em boas condições e calibrado dentro do veículo, não importa a distância do seu passeio ou viagem.

2. Preste atenção aos freios

Ao dirigir seu veículo, cuidado ao pisar no freio. Analise se você ouve algum barulho que pode indicar perda de eficiência. O barulho pode ser porque o fluido do freio, os discos ou as pastilhas necessitam de troca. Caso você perceba algum indício de mau funcionamento, procure um mecânico de sua confiança para lidar com o problema.

3. Cheque os limpadores de para-brisas

Você precisa saber se seu reservatório de água de limpar os para-brisas está cheio. Caso esteja vazio, coloque água e um pouco de detergente especial. Não use detergente para lavar louças.

Limpe tudo com um pano úmido partes como as borrachas das palhetas, para não ter imprevistos como riscos nos vidros. Caso elas estejam ressecadas, você pode substituir em casa mesmo. Caso você tenha dificuldades, procure o mecânico para realizar o procedimento. Muitos lugares nem cobram por esse tipo de serviço.

4. Observe o funcionamento filtro de ar

O filtro de ar acumula sujeira para impedir que resíduos entrem no motor. Isso faz o motor perder potência e até pode ocorrer doenças respiratórias no motorista e nos passageiros.

Por isso, veja o estado do filtro do ar quando realizar a manutenção preventiva do carro. Se tiver muita sujeira, faça a troca e a limpeza. 

admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *