Entenda o que é embreagem deslizante

Entenda o que é embreagem deslizante

A embreagem deslizante é uma tecnologia aplicada pela primeira vez na Honda NR500, em 1982

A embreagem deslizante ou antiblocante, também conhecida como limitador de torque traseiro, é uma tecnologia que possui um mecanismo de roda livre integrado. Sua principal função é diminuir os efeitos da frenagem do motor quando ele está em processo de desaceleração.

Já a função da embreagem convencional é transferir, de forma progressiva, a força do motor para a roda traseira da motocicleta, interrompendo o fluxo de potência e facilitando a troca de marchas. Nos automóveis, é um disco que acopla e desacopla o movimento do platô, sendo acionado pelos pedais.

Nas motocicletas, devido à necessidade de diminuir peso e tamanho, o disco único de embreagem deu lugar a uma série de discos mais finos, menores e mais leves, que, na maioria dos casos, são constantemente banhados por óleo.

Qual a função da embreagem deslizante?

A grosso modo, a embreagem funciona da seguinte forma: quando o manete de embreagem da moto é acionado, os discos se separam e isolam o eixo piloto do câmbio do virabrequim (um dos principais componentes que compõem o motor de um veículo). Isso possibilita que a marcha engate sem tranco. 

Antigamente, dar tranco nos veículos não causava tantos danos, porém, nos dias de hoje, as montadoras os equipam com tecnologias que não suportam essa ação. 

Além disso, os próprios solavancos não propositais ocasionados durante a troca de marchas também devem ser evitados, pois tendem a diminuir a durabilidade das peças.

A embreagem deslizante veio da necessidade de evitar que a roda traseira trave em reduções múltiplas e bruscas, quando a motocicleta está com giros muito elevados  ou em alta velocidade. 

Antes, ela era usada somente em motos esportivas, mas atualmente essa tecnologia também é utilizada em motos menores.

Imagine o que poderia acontecer ao reduzir a marcha de sexta para segunda em uma motocicleta de mais de 170 cavalos-vapor (cv), chegando a 12.000 rotações por minuto (rpm) em uma curva?

A roda traseira travaria e derraparia, como se o piloto tivesse pressionado o pedal de freio. É o conhecido freio-motor. Embora essa redução possa ser benéfica até certo ponto por diminuir a distância de frenagem, também pode desequilibrar a motocicleta, sacrificando a vida útil da embreagem e do câmbio.

Antes do surgimento da embreagem deslizante, os pilotos profissionais evitavam o travamento da roda traseira, modulando ou apertando a manete de embreagem nas entradas das curvas. 

Como é o seu funcionamento na prática?

A embreagem deslizante é composta por duas bases: uma com rampas e rolamentos de esferas, e outra com garras de cão, placas de embreagem e um cubo estriado.

Em uma operação normal, as garras de cão se juntam, guiando a transmissão. Quando acontece um torque de retorno, há um deslizamento do cubo estriado pelas rampas do rolamento. Esse processo faz com que ele se separe das placas de embreagem, permitindo que haja um deslizamento limitado entre a entrada e a saída.

Esse tipo de embreagem foi projetado para soltar ou escorregar parcialmente quando a roda traseira tenta fazer com que o motor se mova mais rapidamente do que funciona com sua força real.

Na prática, um conjunto de molas diferentes das tradicionais trabalham de uma maneira que, quando o sistema se move, os discos desacoplam. O sistema pode ser mais ou menos atuante de acordo com a variação das molas internas. 

O conjunto só desliza quando há o travamento do eixo do câmbio, que, por sua vez, tenta desacelerar o virabrequim. Ao deslizar e deixar o veículo sem uma marcha engatada (desembrear), ele faz o trabalho que antes o piloto teria de fazer na manete, com o intuito de evitar que houvesse um derrapamento da roda traseira.

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